Dizem que é o melhor livro de ficção cientifica português. Provavelmente será, mas não tenho background para o conseguir afirmar.
Este livro é uma reedição, (revista e aumentada) do livro originalmente publicado em 1996, cuja edição já não é possível encontrar à venda.
Tem a particularidade de ser escrito sob a forma de contos (mosaicos) independentes entre si mas que no final todos fazem sentido. Quando li a primeira review que falava neste pormenor fiquei com um pouco de receio, confesso, mas na verdade tudo encaixa e tudo faz sentido, mesmo a personagem nova que aparece quase no final e que eu não estava a perceber para quê!
No futuro a Terra é o planeta para onde são enviadas centenas de diferentes espécies extraterrestres, a maioria por ter sido expulsa do seu sistema de origem.
Ao redor do planeta existe um anel artificial, composto de milhares de naves e outros detritos, naves essas que por vezes caem na Terra, com as consequências que daí advém.
Há uma língua universal (Trade) muita tecnologia avançada (com diferentes graus), exóticos (extraterrestres) com várias formas, uns semelhantes a insectos, outros a mamíferos e outros que utilizam avatares humanos para se apresentarem. Bombas deprimidas (a Triste Judite ficou na minha memória), naves, elevadores até ao anel, armas e outros objectos com Inteligência Artificiai e mesmo IA que são implantadas nos humanos. Ratos em Londres que ganham um tipo de inteligência quase humana, fauna e flora extraterrestre, flora inteligente, um filofax com a forma de um furão e de nome João (quero um para mim 😉)
No final temos 3 alternativas, um mundo sem humanos, um mundo sem Potestades, um mundo sem IXYITIL. Li os três, claro. Gostei de todos mas tenho o meu preferido para terminar o livro.
Acredito que não tenha conseguido assimilar todas as nuances, devido a algumas referências ao longo do livro, personagens, revistas pulp, ou outros termos próprios deste tipo de livros e a minha grande ignorância no assunto.
Mas gostei bastante e foi bom para mudar de tema de leitura.
Podem adquriri o Terrarium aqui.
Autores: João Barreiros e Luís Filipe Silva
Nacionalidade: Portuguesa
Páginas: 559
Ano edição revista e aumentada: 2017
Ano primeira edição (não revista): 1996
Classificação: ⭐⭐⭐⭐
Já ando há muito tempo para ler esse livro. Gostei imenso do resumo.
ResponderEliminarEu gostei bastante, apesar de achar que é um livro para todos, mas se a Cristina gosta de sci-fi é capaz de gostar deste livro.
ResponderEliminar