terça-feira, 28 de maio de 2019

Graphic novel: Monstress - Despertar


Este ano decidi sair da minha zona de conforto, dai ter começado a explorar outros géneros literários.
É o caso das graphic novel, que só comecei a ler este ano.

Esta Monstress - Despertar é o primeiro volume de 3 já editados pela Saída de Emergência
Num mundo alternativo de beleza art déco inspirado na Ásia oriental, eis que nos chega uma história de coragem, vingança e compaixão…
Maika Meiolobo é uma adolescente que sobreviveu a uma guerra cataclísmica entre humanos e arcânicos, uma raça híbrida que descende dos Anciãos. Escravizada por bruxas inimigas que suspeitam dos seus poderes latentes, Maika começa a desvendar o seu misterioso passado e, durante o processo, descobre que tem uma ligação psíquica com uma poderosa criatura de outro mundo.Perante a opressão e o terrível perigo, Maika torna-se caçadora e presa, perseguida por aqueles que desejam usá-la, colocando-a no centro de uma guerra devastadora entre forças humanas e sobrenaturais. Enquanto isso, o monstro no seu interior começa a despertar...

Escrita por Marjorie Liu (Americana com origem chinesa) e ilustrada por Sana Takeda (Japonesa) nota-se a influência asiática nas ilustrações e personagens.
Confesso que ao inicio estava com dificuldade em compreender a história, mas com o avançar das páginas começa a fazer sentido. E a certo ponto surge um gato que nos vai explicar algumas coisas sobre este mundo que estamos a descobrir.
Maika  é uma arcânica mas muito semelhante a uma adolescente humana, que está a tentar descobrir quem verdadeiramente é, acabando por descobrir ter um "monstro" dentro de si a despertar... Aborda temas como a escravidão, a xenofobia, a ética, numa sociedade formada por 5 raças, onde vemos uma forte presença feminina.
Adorei as ilustrações, a história achei razoável...mas talvez seja falta de hábito na ficção cientifica.
No entanto, fiquei com vontade de ler o resto da colecção.

☆☆☆☆


Sem comentários:

Enviar um comentário