sexta-feira, 19 de abril de 2019

Opinião: A Carne, de Rosa Montero

Este livro foi, sem duvida, uma boa surpresa (e é tão bom quando estas surpresas acontecem...).
Trata da relação entre uma mulher na casa dos 60, Soledad, madura, independente, solteira, e um "gigolo" que ela um dia contrata, com o objetivo de causar ciumes ao seu último amante.
Podia ser apenas sobre uma relação amorosa entre duas gerações diferentes, mas é muito mais do que isso: o medo da passagem do tempo, da velhice, das doenças que daí poderão advir, da solidão, da loucura...
Soledad reflete muitas vezes de algo que poucas vezes pensamos: nunca sabemos se este momento é a última vez que respiramos, amamos, comemos e, porque não, a última vez que escrevemos a opinião sobre um livro ou a última vez que lemos uma opinião escrita por um desconhecido.
Para além da história do livro Soledad, que está a organizar uma exposição a que chamará "Escritores Malditos" vai-nos dando a conhecer histórias interessantes sobre outros escritores, o que aumenta o interesse da história.
Outra curiosidade do livro é a autora, Rosa Montero, surgir como personagem na história, encontrando-se com Soledad para esclarece-la sobre uma autora que quer incluir na sua exposição (fez-me lembrar o realizador M. Night Shyamalan, que costuma ter um pequeno papel nos filmes que realiza).
Sem duvida que recomendo este livro

2 comentários: