segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Clemantine Wamariya - A menina que sorria contas

Depois de ver a review no blog A Mulher que Ama Livros eu definitivamente TENHO de ler este livro.

Em 1994, Clemantine e a irmã, Claire, não tiveram opção senão fugir ao genocídio do Ruanda, umas das maiores calamidades humanitárias do século XX, em que se calcula terem morrido perto de um milhão de pessoas. Perdidas dos pais, passaram os seis anos seguintes em fuga, atravessando sete países africanos. Sempre com fome, constantemente violentadas e aprisionadas, vítimas da mais desumana crueldade, mas também testemunhas da mais abnegada bondade e dos mais inesperados sorrisos. 
Quando Clemantine fez doze anos, chegou finalmente a boa notícia: ela e a irmã receberam o estatuto de refugiadas e partiram para os Estados Unidos da América.

O filme "Hotel Ruanda" marcou-me profundamente (e se não estou em erro já vi um outro filme sobre o assunto). Como é possível tanta crueldade em nome de nada?
(parece que estou a ver algumas das cenas, quando uma mulher foge com o seu bebé, este começa a chorar e os dois são abatidos... à catanada! Ou quando os soldados da ONU abandonam os tutsis no hotel e estes lhes implorem que, pelo menos, matem as crianças a tiro, para que não morram de forma tão cruel...)

Por isso tenho mesmo de ler este livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário