segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Opinião: O quarto dos horrores, de Angela Carter

Em 2020 tinha decidido não participar em desafios de leitura. Mas estes vão surgindo e são interessantes e não conseguimos resistir e fogem da nossa zona de conforto e e e
Pronto, já perceberam a ideia.

Foi graças a um destes desafios, desta vez lançado pela Mafalda do canal A Outra Mafalda, que conheci esta autora e li este livro. Trata-se da #maratonafairytales e são 4 desafios:
1) Ler Conto Tradicional Português
2) Ler Conto Tradicional de outro País 
3) Ler um re-conto de uma história de fadas ou conto tradicional 
4) Ler um livro de Contos Tradicionais ou Contos de Fadas

Este livro de Angela Carter foi uma surpresa. Não estava com nenhuma expectativa, até porque não conhecia a autora e nem me lembro de alguma vez ter lido/visto uma opinião sobre o mesmo. 
Trata-se de um livro de contos, baseados em contos tradicionais, como sejam O Barba Azul, A Bela e o Monstro, A Branca de Neve, O Capuchinho Vermelho, O Gato das Botas, Vampiros, Lobisomens.
Mas estes contos são contados de uma forma peculiar, com finais de que não estamos à espera, cenas de sexo e mulheres poderosas.
Numa versão a Bela transforma-se também ela em algo animal, noutra a avó era o lobisomem, temos o lobisomem que era caçador e é seduzido pela Capuchinho vermelho, uma mãe salva a rapariga das garras de um homem louco... e o nosso Gato das Botas, que com a sua Tabby ajudam os donos a ficarem juntos. 
Não é uma escrita simples e, confesso, alguns contos deixaram-me duvidas sobre o seu significado. 
Acho mesmo que é daqueles livros que merece uma leitura conjunta para troca de impressões. 
Gostei e fiquei tentada a ler os restantes livros da autora que estão disponíveis na biblioteca. 


Nota: Não costumo ler fantasia mas ainda bem que sigo o canal da Mafalda e resolvi participar nesta maratona, foi muito bom sair fora da minha zona de conforto.

1 comentário:

  1. Fantástico! Obrigada por participares!
    Também estou a ler o livro, mas ainda não li muito ��

    ResponderEliminar